Os representantes da Associação dos Praças Militares do Tocantins (APRA-TO), presidente 1º Sgt PM Claylson Carneiro Xavier e o vice-presidente, 2º Sgt PM Régis Guedes; o presidente da Associação dos Praças Bombeiros Militares do Tocantins (APBMTO), 2º Sgt BM Geanderson; e os PMs 2º Sgt Cleyton e 2º Sgt PM Douglas, da região de Gurupi, estiveram na Assembleia Legislativa para solicitar ao presidente da Casa, a isonomia na legislação entre PM e BM em relação aos critérios de promoção dos praças. Os militares querem que a evolução na carreira dos praças seja, exclusivamente por antiguidade, conforme desejo da categoria.
Visto que foi feita uma 'votação' entre esses militares, pelo comando dos bombeiros, e 70% deles optou por esse critério de promoção.
A comissão de representantes de classe também requereu ao presidente da ALETO, que faça gestão para que no próximo CHOA dos bombeiros, sejam ofertadas todas as vagas abertas previstas no QOD. Um total de 45 vagas.
A comissão ainda solicitou que as regras obedeçam, também, a legislação da PM e que todas as vagas sejam disponibilizadas.
O presidente da APRA agradeceu a disposição do presidente Antônio Andrade em receber a comissão e, igualmente, o apoio de todos os deputados estaduais, em virtude dos recentes avanços da categoria.
Na oportunidade, o 1º Sgt Claylson Carneiro ainda falou sobre a realidade das duas corporações 'irmãs' e da importância de manter tratamento isonômico entre as duas categorias militares.
O vice-presidente da APRA, 2º Sgt Régis Guedes, explicou questões pontuais em torno das duas legislações e destacou a importância de manter a igualdade de trato entre as duas corporações.
O presidente da ALETO, deputado estadual Antônio Andrade argumentou estar sensível à causa dos militares e disse que as alterações nas referidas legislações da categoria serão debatidas junto com as representações de classe.
O parlamentar pediu que as demandas fossem formalizadas e, posteriormente, apresentadas a ele, para que busque solução nos órgãos competentes.
Ascom APRA-TO