Cinco policiais militares da PM do Tocantins retornaram à corporação na última segunda-feira, 25, após 96 dias de curso no Batalhão de ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana) em Goiânia. A ROTAM atua com abordagens rápidas e ostensivas em ocorrências graves.
Os militares foram recebidos no Quartel do Comando Geral da PM em Palmas pelo Subchefe do Estado-Maior da PM, coronel Jefferson Nunes Alecrim, e pelo diretor da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa, tenente-coronel Dousatomista Honorato de Melo.
O tenente Wesley Carvalho Araújo Guimarães, o cabo Ledisson Guimarães de Souza, e os soldados Augusto Ribeiro Costa Pereira, Zaqueu Correa de Carvalho e João Luiz Andrade da Silva começaram numa turma composta por 118 policiais militares. Somente 69 concluíram o curso que teve carga horária de 620 horas/aulas, dentre aulas práticas, teóricas e estágio operacional. Além do Tocantins, houve policiais militares do estado da Paraíba, Pará, Amazonas, Distrito Federal, Amapá e Santa Catarina.
O coronel Jefferson Nunes Alecrim, que recebeu os militares, falou da importância da capacitação do policial militar. “A instrução como a especialização no curso de ROTAM de Goiás, unidade de grande relevância no âmbito policial, é essencial para a atividade policial. Agora, eles irão conhecer a realidade da atuação do Batalhão de Choque da PM em nosso estado e posteriormente retornarão às suas unidades de origem.".
(fonte: Lara Tavares/Governo do Tocantins)