Em solidariedade aos militares alagoanos, a Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins (FAPRA-TO) repudia a atitude do governador de Alagoas, Renan Filho, que em represália à mobilização justa e pacífica organizada pelos militares do estado vem fazendo declarações inverossímeis com o objetivo de deslegitimar as reivindicações da categoria.
Em pronunciamentos públicos o governador vem classificando como “radicalismo” e “extremismo” a mobilização dos militares que reivindica tão somente uma negociação para definição do reajuste salarial.
O governador se utiliza ainda do inconsistente argumento que coloca a difícil situação econômica de muitos estados brasileiros como justificativa para não atender a demanda dos militares alagoanos. No entanto, demais áreas da segurança pública do estado, como os agentes penitenciários, polícia civil, e delegados tiveram seus salários devidamente reajustados.
Além do reajuste direcionado às outras categorias, o governo de Alagoas realizou ainda um repasse de 14 milhões para criação de cargos comissionados no Tribunal de Contas do Estado
Diante de todo esse contexto, percebe-se que o problema não é financeiro, mais parece com uma indisposição das lideranças de governo para com aqueles que sacrificam suas vidas diuturnamente em prol da proteção social e a quem são negados o direito mínimo de ter seus vencimentos reajustados em igualdade às demais áreas da segurança.
Após o exposto, a FASPRA-TO reitera todo o apoio aos irmãos de farda do estado de Alagoas e espera que o governo negocie e atenda o quanto antes as demandas da categoria, mostrando não só o respeito que esses profissionais merecem mas também valorizando a categoria que exerce função indispensável e insubstituível para a manutenção da ordem pública.
Assinam esta nota de solidariedade as Associações Militares vinculadas à FASPRA-TO:
Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (APRA-TO)
Associação dos Praças e Servidores Militares do Estado do Tocantins (ASPRA GURUPI)
Associação Independente de Cabos e Soldados e Demais Praças do 7º e 3º BPM (ASSICASOL)
Associação dos Cabos e Soldados de Colinas (ACS COLINAS)
Associação dos Cabos e Soldados do 5º BPM do Estado do Tocantins (ACS PORTO NACIONAL)
Associação dos Militares de Paraíso e Região (ASMIPAR)
Associação dos Militares da Região de Dianópolis (ASMIRD)
Associação dos Praças e Bombeiros Militares de Araguaína (APA)
Associação dos Praças do Bico (ASPRA BICO)
Associação dos Militares de Arraias (AMA)
Associação de Cooperação Estudos e Defesa Jurídica dos Bombeiros Militares (ACEJBM/TO)
11 de Setembro de 2024 às 12:16