NOTA PÚBLICA DE APOIO AOS PMs DE PARAÍSO

21/04/2017 12/12/2018 16:29 1233 visualizações

A Federação das Associações de Militares do Estado do Tocantins (FASPRA-TO) vem a público prestar apoio aos policiais militares que de forma legítima adentraram, na última quinta-feira (20), na sede da 2ª Delegacia em Paraíso para entregar documento oficial destinado ao delegado Cassiano Oyama.

Os PMs responsáveis pela entrega do documento estão sendo acusados de agirem de forma brusca e desrespeitosa e de, segundo um áudio repassado nas redes sociais, saírem da delegacia “cantando pneu” e intimidando o delegado. Tais acusações nem sequer condizem com o vídeo do suposto ato, feito pela própria polícia civil e divulgado pelas redes, no qual é possível ver com muita clareza que os policiais militares saíram da delegacia com bastante tranquilidade e compostura.

Intimidação, falta de respeito, quebra de prerrogativas e abuso de autoridade, são características da invasão ao 8º BPM em Paraíso-TO, no dia 18 de abril, sob a justificativa de cumprir um mandado de prisão. Esta ação sim, foi seriamente grotesca, desproporcional e desrespeitosa. Invadir um quartel da Polícia Militar sem transmitir nenhuma informação prévia ao Comandante Geral da PMTO, ao comandante do Batalhão ou a qualquer outra autoridade militar, é desmerecer toda a corporação a qual deveria ser respeitada como força cooperativa e integralizada às demais instancias da segurança pública.

A vaidade e a falta de visão estratégica de segurança do promotor e do delegado responsáveis pela ação contribuíram para fomentar uma das maiores crises institucionais entre as forças de segurança pública no Tocantins, isto sim é motivo de lamento e de repúdio para nós militares.

A FASPRA-TO reitera o apoio a todos os militares do Estado do Tocantins, homens e mulheres íntegros, competentes, e inteiramente comprometidos com a segurança pública, os quais se orgulham de carregarem a reputação de ‘melhor polícia do Brasil’.