Nesta quinta-feira, 14 de dezembro, a APRA-TO parabeniza o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins pelos 25 anos de existência. Na oportunidade, a Associação destaca o papel crucial desenvolvido pelos nobres companheiros que compõem a instituição e que dedicam suas vidas em defesa do lema “vidas alheias e riquezas salvar”.
A APRA-TO transmite congratulações especiais aos bombeiros militares associados e reitera o compromisso de continuar lutando em defesa dos seus direitos, pela conquista de benefícios e pela valorização profissional, lembrando que a profissão de bombeiro militar é indispensável para a preservação da vida e manutenção da paz social.
Saiba Mais sobre a criação do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins
No dia 14 de dezembro em 1992, nascia no berço da Polícia Militar (PM), a primeira Companhia de Bombeiros do Tocantins. A casa foi preparada para receber no ano seguinte, a primeira turma com formação mista de técnica da PM e de combatentes do fogo.
Com recursos escassos e estruturas adaptadas para o funcionamento das unidades operacionais, os serviços de bombeiro eram realizados literalmente sob à égide do lema “mesmo com o sacrifício da própria vida".
Porém, três importantes ocorrências foram cruciais para mudança de pensamento e tomada de atitude. A queda de um ônibus no rio Tocantins em Miracema que culminou na morte de uma criança, o que mais tarde veio à aquisição dos mais sofisticados aparelhos autônomos de mergulho da época. O incêndio em barracões da madeira e lona na antiga vila união e o incêndio numa loja de materiais de construção foram determinantes para a compra de viaturas sofisticadas e equipamentos de combate a incêndio.
No dia 03 de abril de 2006 o tão sonhado dia chegou, a emancipação da polícia militar. Com o desmembramento, o CBMTO passou a ser oficialmente uma corporação independente e autônoma.
“Hoje, 14 de dezembro de 2017 fazemos uma pausa para relembrar os 25 anos de história. Parabéns à sociedade e parabéns aos membros dessa gloriosa instituição que carrega o nobre lema: vidas alheias e riquezas salvar”, destacou o comandante geral da Corporação, coronel Dodsley Yuri Tenório.
(com informações da ASCOM CBMTO)